Afinal, quanto de água temos que beber por dia?

Afinal, quanto de água temos que beber por dia?
Os famosos 2 litros de água? 8 copos cheios? NÃO!
A grande limitação destas recomendações é pressupor que todas pessoas são IGUAIS e mantêm os mesmos estilos de vida. Portanto, estas recomendações não levam em consideração as necessidades INDIVIDUAIS.
A regra deveria ser mais simples: aprender a beber quando tem SEDE. Porém, nessa rotina corrida e estressante que vivemos, aprendemos facilmente a IGNORAR a sede.
Como fazer melhor?
1. Ajustar a quantidade de líquidos para o seu peso atual é um bom começo. Existe recomendação para ingerir cerca de 40mL de líquidos por quilo de peso. Com este número, uma pessoa que pesa 70kg precisaria aproximadamente de 2,8L de líquidos por dia. Observe que contabilizamos os LÍQUIDOS como um todo, e não somente água. Quanto menos industrializadas as bebidas, melhor.
2. Após ajustar a ingestão para o seu peso, tenha o hábito de verificar constantemente a cor da sua urina. Ao longo do ano, passamos por diferentes condições climáticas e nosso verão é, digamos, BASTANTE intenso. Sendo assim, o consumo ajustado para o peso pode ainda estar insuficiente. A urina constantemente na cor amarelo bem claro ajuda a reforçar que a ingestão de líquidos está apropriada. Esta verificação também ajuda pessoas que praticam exercícios físicos intensos ou que trabalham expostas ao calor, podendo desidratar mais facilmente.

Observação: Se você possui outros problemas de saúde e recebeu orientação para tomar quantidades específicas de líquidos, siga sua recomendação particular.


Publicado por:
Estudo Renal Avançado é formado por médicos Nefrologistas sob a coordenação da Dra Tamara Cunha, especializados na investigação de doenças renais.

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