Descoberta substância presente no chocolate que ajuda a prevenir cálculos renais de ácido úrico.

Descoberta substância presente no chocolate que ajuda a prevenir cálculos renais de ácido úrico.

Um grupo de cientistas europeus vem ganhando destaque pela série de publicações científicas relacionadas ao consumo da teobromina, uma substância presente no cacau que teria efeito protetor na formação cálculos renais de ácido úrico. Parece que a teobromina ajuda a prevenir a formação de cristais de ácido úrico e pode vir a ser recomendada como medida auxiliar no tratamento de pacientes que apresentam cálculos de ácido úrico. Não apresenta benefício para cálculos renais de outras origens. Quanto maior o teor de cacau no chocolate, maior o teor de teobromina porém para aqueles que ficaram animados com a possibilidade de incluir chocolate no seu tratamento…não o façam! O chocolate contém oxalato que pode piorar a cristalização e formação de cálculos. É por isso que este grupo de cientistas está desenvolvendo um medicamento contendo teobromina na sua forma isolada. Quando maior o teor de cacau do chocolate, maior o teor de teobromina.

Existem vários tipos de cálculos renais e cada um deles se relaciona a uma recomendação nutricional específica. É muito importante que pacientes com cálculos renais sejam acompanhados por médico e também realizem orientação nutricional.


Publicado por:
Estudo Renal Avançado é formado por médicos Nefrologistas sob a coordenação da Dra Tamara Cunha, especializados na investigação de doenças renais.

Publicações recentes

Chat