Benefícios do consumo de alimentos ricos em fitato na prevenção de cálculos renais. Saiba em que alimentos encontramos esta substância.

O fitato é reconhecido cientificamente como uma substância presente em alguns alimentos que tem efeito protetor na formação de cálculos renais. O fitato age inibindo a cristalização dos mais diversos tipos de substância. É uma espécie de inibidor da cristalização. Os alimentos integrais (pães, aveia, arroz integral), os “Nuts” (castanhas, nozes, avelãs) e alguns grãos (soja, feijão) são alimentos ricos em fitato e se recomendados na quantidade adequada podem ter efeito benéfico em pacientes com cálculos renais que estão sob orientação médica e nutricional. Novos estudos estão sendo desenvolvidos por cientistas mundialmente em busca de outros benefícios relacionados ao consumo do fitato.

Parece que o fitato ajudar a inibir a calcificação vascular o que também seria um efeito protetor relacionado ao seu consumo mas estes estudos mais recentes ainda estão em andamento e precisam analisados.

Chat