Cálculos Renais podem Dissolver?

Cálculos Renais podem Dissolver?
Afinal, qual expectativa posso criar após o início do meu tratamento?

Cálculos Renais compostos de ÁCIDO ÚRICO PODEM DISSOLVER.
Isso significa que o tratamento vai dissolvê-los? DEPENDE!
Na verdade, este tipo de cálculo é um dos que exige maior dedicação do paciente no seu dia a dia. Também exige do médico o fornecimento de explicações claras sobre a forma como este objetivo pode ser atingido, e como a participação do paciente EM CASA pode criar um grande diferencial de SUCESSO neste caso. Para conseguir de forma eficiente dissolver os cálculos existentes, o paciente deve monitorar o pH da urina em casa. Neste tipo de tratamento, o pH da urina deve ser modificado até atingir uma faixa segura que elimina este tipo de cálculo. Não se trata de um tratamento complexo, porém não adiantaria todo o esforço com mudanças e medicações sem verificar se o pH da urina chegou no ALVO que resolve este problema de forma EFETIVA.
Então, para Cálculos de Ácido Úrico, já sabemos que os cálculos podem dissolver SIM. Para isso, uma programação clara entre o médico e o paciente sobre a frequência inicial de consultas e uma explicação sobre como medir em casa o pH da urina são ações fundamentais para que este objetivo seja atingido.

E os demais tipos de cálculos? Dissolvem?
Eles NÃO dissolvem. Neste caso, a expectativa com o tratamento é outra. Ela deve estar direcionada para a interrupção do crescimento de cálculos existentes e não formação de novos cálculos. Isso é possível, mas exige cuidados com a alimentação e o uso de medicações, se necessário. Além disso, após o início do tratamento escolhido, uma comparação dos exames deve ser feita periodicamente para confirmar que os índices urinários estão normalizados. Caso estejam alterados, um ajuste imediato no tratamento contribui para manter o seu SUCESSO.


Publicado por:
Estudo Renal Avançado é formado por médicos Nefrologistas sob a coordenação da Dra Tamara Cunha, especializados na investigação de doenças renais.

Publicações recentes

Chat