Entenda o Trabalho do Urologista e do Nefrologista

ONDE VOCÊ PODE TER PERDIDO O FIO DA MEADA?
1. A maioria das pessoas com Cálculos Renais conhece o UROLOGISTA durante a primeira Crise Renal. Ele te ajuda a sair da crise, controla sua dor e realiza a cirurgia, se necessário. Após este momento, o tratamento deve CONTINUAR no Consultório Urológico. Aqui temos a primeira perda:
A crise pega todos de surpresa e interrompe suas rotinas de trabalho. Ao saírem da crise, as pessoas tendem a voltar rapidamente às suas atividades laborais, “beber mais água por um tempo” e, assim, não fazem um planejamento concreto para controlar novas Formações.
2. Dentre aqueles que seguem em Consultório, ou porque possuem o cateter duplo J para retirar, ou porque ainda apresentam alguns sintomas para resolver, alguns ainda podem se perder ao não realizar os exames solicitados. E são justamente esses exames, solicitados inicialmente pelo Urologista, que vão ajudar a esclarecer qual a PROBABILIDADE de uma nova crise, e qual é o melhor caminho para prevenção a ser escolhido AGORA.
3. Neste momento, inclusive, alguns receberão aconselhamento para que busquem um profissional de apoio. Muitas vezes, este profissional é o NEFROLOGISTA, que possui formação clínica e pode avaliar a CAUSA dos cálculos, principalmente quando o problema está ocorrendo REPETIDAMENTE. Algumas pessoas se perdem aqui, e não dão início a este tratamento conjunto.
4. Ao longo do tempo, mesmo aqueles que já realizaram os exames e se encontram em acompanhamento podem perder adesão, desanimar de novas coletas de urina de 24 horas, esquecer algumas orientações alimentares ou interromper o uso de medicações. É um desafio que enfrentamos em TODA situação crônica na área da saúde. Por isso, estar atento a cada um destes momentos é entender que o surgimento da crise é um problema AGUDO, mas a prevenção de novas formações é um cuidado que devemos manter CRONICAMENTE para obter os MELHORES resultados.


Publicado por:
Estudo Renal Avançado é formado por médicos Nefrologistas sob a coordenação da Dra Tamara Cunha, especializados na investigação de doenças renais.

Publicações recentes

Trabalhamos 100% comprometidos com a Prevenção de Cálculos Renais. Possuímos 2 Serviços Principais: 1. Análise Cristalográfica do Cálculo Renal eliminado Considerado mundialmente o PRIMEIRO PASSO…

Cálculos Renais podem Dissolver? Afinal, qual expectativa posso criar após o início do meu tratamento? Cálculos Renais compostos de ÁCIDO ÚRICO PODEM DISSOLVER. Isso significa…
Chat