Muito além dos Sucos Cítricos

“Falaram para eu beber suco de Frutas Cítricas”
Este é um conselho bastante comum entre pessoas com Cálculos Renais.
É possível ir um pouco mais além? SIM!

Acompanhe:
. Este conselho surgiu porque Frutas Cítricas contém Citrato, que sabidamente protege contra a formação de Cálculos Renais. Hoje sabemos que nosso interesse é tanto pelo Citrato, na forma de Citrato de Potássio, quanto por outras substâncias, como o Malato, que também podem aumentar o citrato na urina.

. “Então posso continuar com meu suco de limão que tomo toda manhã?”
Veja bem: o limão é mais rico em Ácido Cítrico do que Citrato de Potássio, o que reduz um pouco a sua capacidade de aumentar o citrato urinário.
Por outro lado, a comunidade científica foi descobrindo algumas frutas NÃO-Cítricas que também seriam capazes de aumentar o citrato na urina, conferindo proteção. Dois exemplos importantes: o Melão e a Água de Côco. O Melão é rico em Malato, que contribui para o aumento do citrato na urina. A água de côco não é proveniente de uma fruta cítrica, mas foi demonstrado que seu consumo também contribui para aumentar o citrato urinário.

. Quer mais opções bacanas? Temos!
Pêra, Melão, Pêssego, Tangerina, Laranja, Água de côco, Maracujá… Ahhh o Maracujá! Excelente opção, alto teor de citrato! E quase não é lembrado!

. É bem interessante ter uma lista ampliada porque nos ajuda a consumir as frutas do jeito que a natureza planejou: na sua ÉPOCA! As frutas na sua estação estão mais disponíveis e mais saborosas. Procure não acrescentar nada a elas. Já estão prontas e são PERFEITAS! Procure não bater e não coar para aproveitar tudo.

. Lembrando que o consumo regular de frutas e legumes, inclusive de outras frutas não mencionadas acima, vai ser bom para saúde dos rins e para sua saúde. Uma ressalva para pessoas com problemas de funcionamento dos rins: este post não é para você. Neste caso, individualizar as quantidades será muito importante. Uma ressalva também para a Carambola devido ao alto teor de Oxalato que possui.

Gostou? Qual a sua favorita? Aqui no Rio de Janeiro tem Água de Côco fresquinha sempre!


Publicado por:
Estudo Renal Avançado é formado por médicos Nefrologistas sob a coordenação da Dra Tamara Cunha, especializados na investigação de doenças renais.

Publicações recentes

Trabalhamos 100% comprometidos com a Prevenção de Cálculos Renais. Possuímos 2 Serviços Principais: 1. Análise Cristalográfica do Cálculo Renal eliminado Considerado mundialmente o PRIMEIRO PASSO…

Cálculos Renais podem Dissolver? Afinal, qual expectativa posso criar após o início do meu tratamento? Cálculos Renais compostos de ÁCIDO ÚRICO PODEM DISSOLVER. Isso significa…
Chat