QUAL A DIFERENÇA ENTRE NEFROLOGISTA E UROLOGISTA?

Esta é uma dúvida bastante frequente.

O Nefrologista é o clínico responsável pela investigação de doenças renais. Trata-se de um médico com formação clínica que busca se especializar no entendimento de todas as doenças que afetam os rins. O médico nefrologista está apto a realizar consultas médicas de rotina na avaliação de pacientes com queixas relacionadas ao aparelho urinário e também está apto a oferecer tratamento desde situações de consultório até situações hospitalares como prescrição de hemodiálise, seguimento de pacientes em diálise peritoneal e preparo e seguimento de pacientes candidatos ao transplante de rim.

O Urologista por sua vez é o cirurgião especializado em realizar procedimentos nos rins e nas vias urinárias : remoção de cálculos renais, cirurgias de próstata, cirurgias oncológicas relacionadas a tumores na vias urinárias e correções de alterações anatômicas.

O ERA – Estudo Renal Avançado é formado por médicos clínicos e nefrologistas que se dedicam a realizar consultas médicas em nefrologia geral e também se dedicam ao nosso programa específico para pacientes com cálculos renais. Em um mesmo local é possível realizar consulta e encaminhar urina e cálculos renais para análise detalhada com supervisão de nossa equipe que também oferece atendimento médico e nutricional.

Não possuímos serviço de Urologia. Oferecemos suporte aos pacientes e aos médicos Urologistas que estão realizando seguimento de pacientes com doenças renais, especialmente cálculos renais.

Chat