Consulta Médica com Nefrologista
Dra. Tamara Cunha
CRM 5288468-5
Como funciona o nosso atendimento?
Estamos localizados na Zona Sul do Rio de Janeiro, em frente ao metrô Nossa Senhora da Paz.





Médica Nefrologista Responsável
Dra. Tamara Cunha
CRM 5288468-5
- Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Diploma Universitário pela Universidade Sorbonne, Paris em Litíase Renal e Análise Cristalográfica de Cálculos Renais
- Doutorado (PhD) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Prevenção de Cálculos Renais
- Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Tubulopatias Renais
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Residência Médica em Clínica Médica e Nefrologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Certificado Europeu de Qualificação em Análise Mineralógica/ Cristalográfica de Cálculos Renais



Pessoas com cálculos renais também podem receber apoio do nefrologista a fim de criar estratégias para evitar a formação de novos cálculos renais, a partir do entendimento da causa do problema.É possível estabelecer, através de exames adequados, quais as causas envolvidas no processo de formação dos cálculos renais e iniciar um tratamento eficaz de combate a essas formações.

Conhecer a composição detalhada do cálculo renal, desde seu núcleo até a superfície, aliado a exames de sangue e de urina, pode ajudar a determinar a causa dos cálculos renais. Ao revelar a causa, o nefrologista pode iniciar um tratamento específico.
Tem pessoas que necessitam da avaliação do Nefrologista quando surgem anormalidades nos exames de rotina que sugerem uma alteração no funcionamento dos Rins. A alteração que ocorre mais frequentemente é o aumento da creatinina dosada no sangue.
O médico nefrologista pode te ajudar a entender qual o motivo desta alteração e iniciar o tratamento especializado para combater o problema. Um cuidado especial deve ser buscado por pessoas com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial que devem procurar um Nefrologista sempre que houver surgimento de anormalidades em exames de rotina a fim de preservar a boa saúde dos Rins.
Estágios de acometimento da função dos rins – na ausência de tratamento

Existem vários estágios de acometimento da função dos rins, sendo o nefrologista capacitado para te ajudar em todos eles. Consideramos, para classificar o grau de funcionamento dos rins, uma escala que avalia a taxa de filtração feita por eles. Quando os níveis de filtração dos rins se aproximam de menos de 10% do previsto, sabemos que é possível a necessidade de terapias renais substitutivas (como transplante renal e hemodiálise). O nefrologista pode te ajudar quando sua filtração renal está acima disso, definindo estratégias para conservar ao máximo sua função ao longo do tempo.
