Consulta Médica com Nefrologista

Dra. Tamara Cunha
CRM 5288468-5

Como funciona o nosso atendimento?

Os atendimentos com médico Nefrologista são realizados pela Dra Tamara Cunha (CRM 5288468-5). As consultas são particulares e podem ser realizadas por telemedicina ou de forma presencial.

Estamos localizados na Zona Sul do Rio de Janeiro, em frente ao metrô Nossa Senhora da Paz.

Médica Nefrologista Responsável

Dra. Tamara Cunha

CRM 5288468-5

Diploma Universitário pela Universidade Sorbonne, Paris em Litíase Renal e Análise Cristalográfica de Cálculos Renais

Doutorado (PhD) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Prevenção de Cálculos Renais

Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Tubulopatias Renais

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Residência Médica em Clínica Médica e Nefrologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Certificado Europeu de Qualificação em Análise Mineralógica/ Cristalográfica de Cálculos Renais

Infecção urinária de repetição.

Prevenção de Cálculos Renais.

Doenças que afetem o bom funcionamento renal, como diabetes e hipertensão.

Quando procurar um Nefrologista?

O Nefrologista é o médico especializado na saúde dos Rins, com formação dedicada ao tratamento das doenças que afetam esse órgão. Infecções Urinárias repetidas, formação de Cálculos Renais (pedra nos Rins) e alterações no funcionamento dos Rins são as situações mais frequentes que levam pessoas a buscarem atendimento com um médico Nefrologista.

1. Infecção urinária de repetição

Se você vem apresentando infecções repetidas de urina, saiba que o nefrologista pode te ajudar a estabelecer um plano de prevenção de novas infecções durante sua consulta. Hoje já sabemos que pessoas que apresentam mais de 2 episódios de infecção por ano podem se beneficiar de algumas estratégias de tratamento que comprovadamente reduzem o surgimento de infecções.

Se você vem apresentando infecções repetidas de urina, saiba que o nefrologista pode te ajudar a estabelecer um plano de prevenção de novas infecções durante sua consulta. Hoje já sabemos que pessoas que apresentam mais de 2 episódios de infecção por ano podem se beneficiar de algumas estratégias de tratamento que comprovadamente reduzem o surgimento de infecções.

2. Cálculos renais

Pessoas com cálculos renais também podem receber apoio do nefrologista a fim de criar estratégias para evitar a formação de novos cálculos renais, a partir do entendimento da causa do problema. É possível estabelecer, através de exames adequados, quais as causas envolvidas no processo de formação dos cálculos renais e iniciar um tratamento eficaz de combate a essas formações.

Conhecer a composição detalhada do cálculo renal, desde seu núcleo até a superfície, aliado a exames de sangue e de urina, pode ajudar a determinar a causa dos cálculos renais. Ao revelar a causa, o nefrologista pode iniciar um tratamento específico.

3. Alteração no funcionamento dos rins

Tem pessoas que necessitam da avaliação do Nefrologista quando surgem anormalidades nos exames de rotina que sugerem uma alteração no funcionamento dos Rins. A alteração que ocorre mais frequentemente é o aumento da creatinina dosada no sangue.

O médico nefrologista pode te ajudar a entender qual o motivo desta alteração e iniciar o tratamento especializado para combater o problema. Um cuidado especial deve ser buscado por pessoas com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial que devem procurar um Nefrologista sempre que houver surgimento de anormalidades em exames de rotina a fim de preservar a boa saúde dos Rins.

Estágios de acometimento da função dos rins – na ausência de tratamento

Existem vários estágios de acometimento da função dos rins, sendo o nefrologista capacitado para te ajudar em todos eles. Consideramos, para classificar o grau de funcionamento dos rins, uma escala que avalia a taxa de filtração feita por eles. Quando os níveis de filtração dos rins se aproximam de menos de 10% do previsto, sabemos que é possível a necessidade de terapias renais substitutivas (como transplante renal e hemodiálise). O nefrologista pode te ajudar quando sua filtração renal está acima disso, definindo estratégias para conservar ao máximo sua função ao longo do tempo.

Diversas outras situações podem ser avaliadas pelo Nefrologista e queixas tais como inchaço (edema) nas pernas e na face, saída de sangue na urina, diminuição da diurese e dor para urinar são frequentemente relatadas por pessoas que procuram o Nefrologista para solucionar problemas relacionados a saúde dos rins.